30/08/2012

Os Dez Mandamentos

Os Dez Mandamentos - Êxodo 20. 1 a 17

1 - Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.

2 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

4 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

5 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

6 - Não matarás.

7 - Não adulterarás.

8 - Não furtarás.

9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.



 




Um livro muito bom que eu li, e que ajudou-me a compreender perfeitamente os dez mandamentos é o do escritor e também pastor americano Loron Wade, com o título: Os Dez Mandamentos - Princípios divinos para melhorar seus relacionamentos. Na obra, ele trata do assunto de uma maneira simples e objetiva, trazendo através das escrituras sagradas os ensinamentos para serem praticados, e da maneira que deveria, no mundo, na nossa era. Ele exemplifica ainda com experiências próprias e histórias de gente comum a maneira que pode ser implantada a maior lei que existe.
Com certeza, se avaliado, entendido, praticado e defendido por todos fossem os dez mandamentos de Deus, encontrados atualmente, não mais nas 'pedras sagradas' mas sim, na bíblia, e que estão cravados nos nossos corações, mesmo nos que ainda não sabem - o mundo finalmente viveria a PAZ e o AMOR que tantos clamam!



Outro detalhe muito importante nos dez mandamentos, inclusive este livro é
 bom para discenir isto, são as diferenças entre os mandamentos escritos em bíblias católicas e escritos em bíblias baseadas nas primeiras traduções originais. Existe um conflito atualmente (e sempre existiu) e não é apenas pela diferença de localidade estrutural à qual se frequenta, mas principalmente aos princípios (existentes desde os primeiros séculos depois de Cristo) que se defende. Como já escrevi uma vez, precisamos nos desviar deste conceito de religião, e aprender e praticar o verdadeiro evangelho de Jesus.
Não tente entender os dez mandamentos como um obrigação, não é isso. Uma vez postei aqui no blog sobre 'o preço do amor é amar', Deus não nos recon.dicionaria a praticar Suas leis, se estas não nos fossem boas! Assim como os pais exigem do filho obediencia na hora da educação, para que os mesmos se tornem bons adultos no meio da sociedade, é porquê eles o amam. Você amaria um pai ou uma mãe que o deixasse fazer o que quisesse, e que não desse a mínima de atenção pra você? Talvez naquela fase da vida de descobertas e de buscas sim, você os adoraria. Mas iria chegar um momento de tua vida em que a ficha cairia, às vezes pode ser tarde demais. O amor de mãe é aquele que supera qualquer trairagem, qualquer eloquência, qualquer deficiência, qualquer desrespeito, qualquer tipo de agressão, qualquer tipo de desobediência. O Amor de Deus meu irmão, é bem maior que este. É maior do que qualquer amor que possa existir nesse mundo, pois, o mundo só existe pelo Amor que Deus tem por nós.


Nele, que o ama e sempre irá te amar,

Bruno.

29/08/2012

Reflexão - Divulgar o Amor

A palavra 'imaginar' tem a mesma origem do latim imaginor, da palavra 'sonhar'. E, na maioria das vezes, a primeira definição é 'representar no espírito'. Representar o que se imagina, ou o que se sonha. Esta música que desejo compartilhar com vocês, meus irmãos, é de uma sutileza, de um carinho e de uma paixão pela humanidade tamanha que, dár-se a entender sem muitas delongas o que o autor queria dizer. Assim como o Evangelho de Jesus, que é entendido e compreendido nas suas linhas e em seus versos complicados, por aqueles que de puro coração se agradam a amar a Deus, pois o contato com Cristo Jesus (fé) o faz ver e, principalmente, sentir o Amor. Diferentemente da 'religião', que cria seu próprio fundamento através do homem. O homem, fraco, pecador, é corrompido pelo materialismo. E deixa-se enganar e engana, escondendo-se atrás da palavra DEUS.


A fé em Cristo e o verdadeiro conhecimento do EVANGELHO, e se não houver ainda, ou ainda se duvidar, ou na pior das hipóteses não se acreditar (ainda), mas sustentar a ideia do AMOR e da comunhão da humanidade, faça-se querer cantar para todo mundo esta letra maravilhosa.
Precisamos divulgar, praticar e ensinar este amor. Peço aos irmãos que se atentem às BOAS NOVAS, não se deixem enganar pela religião, e amem ao teu próximo.

A paz e o amor que reina desde o princípio faça-se existir em vossos corações.




25/08/2012

O preço já foi pago

Li uma mensagem de um pastor chamado Ronaldo Nascimento, hoje. Minha esposa a recebeu próximo ao seu local de trabalho. É impressionante o número de membros religiosos que distribuem esses tipos de panfletos aqui em Brasília. Sinto e compreendo ser isto muito bom, é uma tentativa de levar as 'boas novas'. Mas na maioria das vezes vejo não passar de um comércio, vindo atrás destes panfletos sempre um 'escudo'. Parece até uma concorrência, disputando em qual 'igreja' você deve ir. Bom, eles estão fazendo a parte deles né, assim como todo comerciante. Mas esse que li hoje apenas trazia o nome do autor da reflexão, como já o citei. Gostaria de compartilhá-lo neste dia maravilhoso do Senhor.



"Quando Jesus morreu na cruz, ele entregou a Deus uma nota promissória quitada com os nomes de todos os que creem nEle.
Nesta nota estava especificado que Ele Jesus tinha pago o preço pelos nossos pecados, e assim tinha nos resgatado da morte para a vida eterna.
Caro Amigo(a):
Às vezes é difícil acreditar que alguém pudesse fazer isso por você. Afinal, você sabe que a dívida é sua e então fica a imaginar qual será o truque, mas não há truque.
Tudo o que temos a fazer é nos arrepender, crer e aceitar o Senhorio de Jesus. E o prêmio maravilhoso que ele nos dá é a vida eterna."

Assim diz o Senhor: "Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflitos, ferido de Deus e oprimido.
Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos."
Isaías 53. 4-6




O preço do amor é amar. Não é fácil sentir este sentimento puro e verdadeiro por aquele que está do teu lado. Mas um dia, tenho certeza, você já chorou por outra pessoa, seja por ela ter partido ao plano Divino, ou por outra coisa qualquer, que na maioria das vezes foi por um sofrimento. Ou então você viu a felicidade de outro, e mesmo não estando bem, feliz você também ficou. Isso se chama amor. É quando você não se sente, mesmo que por um momento, mais você, e sim, você e mais alguém, ou até mais outros, como em um grupo. Quando você vê aquelas reportagens hipócritas, falando sobre a fome na África, e mostrando aquelas pessoas magras movidas num caos, você se sente triste, no fundo você queria ajudar, às vezes você até chora, por não poder fazer nada. Jesus sentia isso também. Mas de uma maneira mais completa.
Por tudo e por todos os seres vivos, e por Deus, o criador. Por isso visto o caos que os seres humanos estavam, estagnados pela desumanidade e pelo ódio, e pela individualidade, Jesus veio com a missão de mostrar o outro lado, ou o verdadeiro e único lado existente da vida. Quantos fundamentos existem em Suas palavras, são muitos. Torna-se um ser humano melhor quando verdadeiramente você entende, e não só entende, mas compreende o evangelho (não basta ler e decorar). Ele tinha que pagar pelos nossos pecados? 
Era a missão dEle. E honrar esse feito não é uma questão de doutrina, de regra, de lei, de obrigatoriedade, mas uma questão de AMOR. E quando a compreensão do amor de Jesus Cristo e do Senhor Deus nos veem a tona, ai sim meu irmão, você passa a amá-lo naturalmente, e todos os passos dados você sente estar sendo guiado por Ele. E seguir os ensinamentos torna-se natural. O preço por ser amado é amar.



Bruno Lopes
Sobradinho-DF
25/08/12

24/08/2012

Reflexão



Uma música de Raul Seixas. Uma de suas reflexões ou questionamentos, provavelmente, mas que deixa um sentimento sobre Jesus Cristo, que viveu como qualquer outro homem vive, mas que amou Deus como nenhum outro homem amou, pois ele tinha o verdadeiro entendimento que todos devemos buscá-lo. 
Destaco o final, uma representação em àudio, e mais um ensinamento para quem busca a compreensão do que é o amor de Deus.

Um bom dia para todos!

22/08/2012

Meditação


È tão visível a presença de Deus na natureza que só não enxerga quem não quer, ou quem ainda não estiver preparado. Não só na natureza em vista, mas em áudio. Deus é tão formidável que até o som do movimento da nuvem no céu é sublime, e só ouve quem quiser, ou quem estiver preparado.
A meditação é fundamental para filtrar o Evangelho de Jesus. É como colocá-lo em prática aqui na nossa morada temporária carnal. Boa meditação a todos.



Apresentação


Olhando a vastidão do interior de sentimento, existente dentro do ser humano refletido fora de mim, encontrei uma luz, que ascendia a escuridão como se estivesse ao final de um túnel. Sentia terríveis dores que até meus olhos avermelhados pela raiva ardente dentro do meu coração embranqueciam, e a palidez vista da minha pele tornou-me parecido com outros doentes, mas quando conseguia me refugiar em tal luz, as dores passavam e nem mesmo sei eu dizer o que sentia, pois talvez não sentisse nada que o corpo físico ou minha mente limitados explique. Só sei que eu sorria ao sorriso e abraçava o abraço.
Mas o sofrimento não passava, as dores voltavam em horas. O alívio ainda sem nome certo parecia ir e vir de vez em quando para saciar minha dor. Às vezes eu o encontrava, às vezes ele. Mas sempre deixava marcas de cura todas essas vezes.
E foram essas marcas, junto à grande mudança na minha vida, que não me deixaram esquecer a plenitude que eu sentia, mesmo quando estava afundado na lama de meus próprios erros e incertezas.
E hoje descobri que essa plenitude sentida por horas não era uma luz, mas A LUZ! E hoje tenho certeza que não mais precisarei sentir as mesmas dores de antes porquê descobri o nome da LUZ, o nome do guia Espiritual mais Santo e fonte das fontes que sacia as dores com AMOR, o no me de Jesus Cristo, o adorado que adora o Pai de tudo, o Pai de todos, o Senhor dos céus e da terra, que ama a tudo e a todos.
Não é preciso mais sofrer, mas há muito a aprender. Não é preciso mais questionar, mas há muito a enxergar. Não é preciso mais se deslocar, mas existe muita coisa a se mudar. E há muito, muito e muitos para amar e levar o Evangelho, as 'boas novas' de Deus, através de Suas palavras contidas em Seu livro sagrado. Livro do qual estou disposto a compreender e levar as boas novas aos dispostos a ouvir.

Sempre busquei Deus. Agora que O achei quero compartilhá-Lo, não só com minha esposa ou minha família, mas com amigos, com seres humanos e com toda Sua criação. Aqui é uma dessas maneiras.

A graça esteja presente em vossos corações



Bruno 
Sobradinho-DF
22/08/2012