30/01/2013

O homem Deus.

Comecei o ano dedicando-me a tentar entender melhor quem foi o homem chamado Jesus, que viveu há dois mil anos e que mudou a história da humanidade.
Nada melhor do que então procurar ler algo a respeito. Iniciei com "O Jesus que eu nunca conheci", de Philip Yancey. A síntese é uma visão temporal-humana do homem que era Deus-filho aqui na terra. Como toda literatura boa, esta abre nossa mente para um estudo mais profundo do que Jesus quer de nós através da palavra de Deus. Aconselho para quem quer entender um pouco melhor o que é Cristo fora da ideologia religiosa/igreja ler esta obra.




Tememos o poder de Deus, e cremos que o mesmo pode ser utilizado para o nosso bem - se formos devotos para com Ele. Mas, porque então Cristo deixou-se ser crucificado, e após isso seus discípulos serem perseguidos, e até os tempos atuais existir toda essa rixa religiosa? A culpa é de quem?
Se Jesus tinha poder para curar os doentes e os endemoniados, além dos cegos e paralíticos, porque não deu um jeito nos maldosos? - Porque ele disse: "[...]não seja como eu quero, mas sim como tu queres". 
Mateus 26:39.

Antes de tentarmos entender Jesus como Deus, devemos tentar entendê-lo como homem. E como homem que também somos, tentarmos seguir o que Deus nos deixou aqui na Terra.

08/01/2013

2013 - o meu desejo

Mais um ano humano começa no reino do homem. Em seu trono de ouro (não poderia ser de maior valor) nós voltamos para o passado de todo começo de ano, onde o desejo de 'mudar' brota insistentemente em nossos corações. Calma! Já vem os meses seguintes, e esses maus sintomas irão passar. Ou por serem concretizados ou por serem esquecidos, substituídos ou frustrados. Parece melancolia, mas não é. É visão social. Se Cristo não começar a valer em seu coração logo, você fará parte do medo, da insegurança e do mesmo - mesmo jeito; mesma coisa; mesmos sonhos; mesmas frustrações; mesmo, mesmo, mesmo... Cristo torna o mesmo insubstituível, mesmo quando o objeto de mesmice é simples, seja o objeto um minuto de sua vida. Pois é isso o que Deus quer de nós. Reconhecimento! Pela Sua criação: vida.
Planos são bons e importantes, eu sei. Eu os faço sempre. Mas vida sempre será vida.
Mesmo se não existisse televisão, computador, celular, carro, roupa, lojas, prédios, casas, relógios, rádios, moda, futebol, avião, navio, mesa, prato, cortina, protetor solar, brinquedos, museu, praça, armas, petróleo, pré-sal, pré-escola, faculdade, doutorado, casamento, igrejas, bares, capitais, cidades, países... Mesmo assim, existiria a vida. A exterioridade é apenas uma consequência social e humana, egoísta e mentirosa, que sempre será externa. - Deus é interno, e é por isso que você, mesmo se um dia chegar no topo do mundo, perecerá, e sua carcaça se confundirá com a terra que sustenta os dejetos, pois a escalada não se faz por fora.
É por isso que nesse ano eu desejo o encntro com Cristo para todos, até para aqueles que já o encontraram, como eu. Que continuemos a busca diária por Deus, seja nas árvores, nas plantas, na água que bebemos, na comida que comemos e no ar que respiramos. Mas principalmente na vida humana, de quando projetar-se para dentro, veja-o e quando projetado para fora, encontre-se. Um viva ao relacionamento humano - Que Deus abençoe.