30/08/2012

Os Dez Mandamentos

Os Dez Mandamentos - Êxodo 20. 1 a 17

1 - Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.

2 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

4 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

5 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

6 - Não matarás.

7 - Não adulterarás.

8 - Não furtarás.

9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.



 




Um livro muito bom que eu li, e que ajudou-me a compreender perfeitamente os dez mandamentos é o do escritor e também pastor americano Loron Wade, com o título: Os Dez Mandamentos - Princípios divinos para melhorar seus relacionamentos. Na obra, ele trata do assunto de uma maneira simples e objetiva, trazendo através das escrituras sagradas os ensinamentos para serem praticados, e da maneira que deveria, no mundo, na nossa era. Ele exemplifica ainda com experiências próprias e histórias de gente comum a maneira que pode ser implantada a maior lei que existe.
Com certeza, se avaliado, entendido, praticado e defendido por todos fossem os dez mandamentos de Deus, encontrados atualmente, não mais nas 'pedras sagradas' mas sim, na bíblia, e que estão cravados nos nossos corações, mesmo nos que ainda não sabem - o mundo finalmente viveria a PAZ e o AMOR que tantos clamam!



Outro detalhe muito importante nos dez mandamentos, inclusive este livro é
 bom para discenir isto, são as diferenças entre os mandamentos escritos em bíblias católicas e escritos em bíblias baseadas nas primeiras traduções originais. Existe um conflito atualmente (e sempre existiu) e não é apenas pela diferença de localidade estrutural à qual se frequenta, mas principalmente aos princípios (existentes desde os primeiros séculos depois de Cristo) que se defende. Como já escrevi uma vez, precisamos nos desviar deste conceito de religião, e aprender e praticar o verdadeiro evangelho de Jesus.
Não tente entender os dez mandamentos como um obrigação, não é isso. Uma vez postei aqui no blog sobre 'o preço do amor é amar', Deus não nos recon.dicionaria a praticar Suas leis, se estas não nos fossem boas! Assim como os pais exigem do filho obediencia na hora da educação, para que os mesmos se tornem bons adultos no meio da sociedade, é porquê eles o amam. Você amaria um pai ou uma mãe que o deixasse fazer o que quisesse, e que não desse a mínima de atenção pra você? Talvez naquela fase da vida de descobertas e de buscas sim, você os adoraria. Mas iria chegar um momento de tua vida em que a ficha cairia, às vezes pode ser tarde demais. O amor de mãe é aquele que supera qualquer trairagem, qualquer eloquência, qualquer deficiência, qualquer desrespeito, qualquer tipo de agressão, qualquer tipo de desobediência. O Amor de Deus meu irmão, é bem maior que este. É maior do que qualquer amor que possa existir nesse mundo, pois, o mundo só existe pelo Amor que Deus tem por nós.


Nele, que o ama e sempre irá te amar,

Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário